Transformador gigante: saiba para que serve o equipamento que será transportado de PE até a PB
Operação vai levar três dias para ser concluída
A operação de transporte de um transformador de grandes proporções vai alterar, novamente, a rotina de quem precisa trafegar pela BR 101 Norte, a partir desta quinta-feira (1º). O equipamento sai do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, com destino ao parque eólico da CTG Brasil, em Nova Palmeira – PB.
Leia também
• O papel transformador do setor imobiliário nas cidades• Novo transformador gigante será transportado para a Paraíba; saiba quando• Escolta de transformador de energia é concluída em Pernambuco e segue na Paraíba
O equipamento, que possui formato de uma imensa caixa retangular, vai trilhar um trajeto de pouco mais de 380 quilômetros, por um comboio com 114 metros de comprimento, 6,90m de largura e 5,20m de altura. A base especial é composta por 44 eixos e 388 pneus, se deslocando a uma velocidade média de 5 a 6 km/h, com passagem pelas rodovias BR-101, BR-230 e PB-177. Serão, ao todo, 600 toneladas em movimento.
Tamanho
O transformador é idêntico ao primeiro, que foi transportado em março último, e possui 250 toneladas, 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura.
Utilidade
Segundo Théo Morais, engenheiro de operações da Saraiva Equipamentos, empresa responsável pelo transporte, o equipamento tem capacidade 50 vezes maior que o tradicional. Ele aumenta intensidade da energia para que, durante o transporte dela nos cabos, não se dissipe. Pelo menos 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com essa energia, de acordo com o que explica Morais.
“Essa peça vai aumentar a concentração de volume dessa energia para ela conseguir trafegar até o local onde vai ser usada, que é na Chesf [Companhia Hidroelétrica do São Francisco], que distribui essa energia no Nordeste, à medida da necessidade dos locais. Para chegar na Chesf, nessas distâncias, a energia precisa ser muito concentrada”, explicou ele, frisando ainda que o transformador gigante eleva a potência da energia até 520 kVA (quilovolt-ampere).
Comentários (0)